24 de nov. de 2009

LHC Funcionando Novamente

Neste último fim-de-semana, cientistas conseguiram fazer feixes de prótons voltarem a circular pelo anel de 27 quilômetros do Grande Colisor de Hadrons (LHC).

Em setembro de 2008 o LHC sofreu um grave acidente. Desde então os cientistas passaram os últimos 14 meses reparando o ocorrido e instalando novas medidas de segurança.

O LHC já está colidindo prótons, mas ainda numa velocidade muito baixa para que sejam geradas novas partículas, o que é o objetivo principal do projeto. A colisão na velocidade ideal só acontecerá apartir de 2010.

Mesmo cientistas de outras áreas vêem uma importância gigantesca no funcionamento do LHC. Richard Dawkins chegou a chamar o projeto, em uma brincadeira durante uma das palestras organizadas por sua fundação, de Large Hard-on Colider (grande colisor de ereção).

Mas quem tem um interesse ainda maior no projeto é o físico Stephen Hawking. Por ter proposto a Radiação Hawking, emitida durante a "evaporação" de um buraco negro, o cientista teria sua teoria indubitavelmente comprovada no caso de o LHC realmente produzir um buraco negro, como acontece no filme Anjos e Demônios.



"Se o LHC produzisse pequenos buracos negros, não penso que haja qualquer dúvida de que eu ganharia um prêmio Nobel, se eles mostrassem as propriedades que eu prevejo [..] No entanto, acho que a probabilidade de que o LHC tenha energia suficiente para criar buracos negros é menor do que 1%. Então, não estou contando com isso.", afirmou Hawking numa entrevista à BBC.

Referências
Artigo de hoje na Nature
Artigo da BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário