1 de mar. de 2010

O Perdido Na Selva e as Falsas Dicotomias

Como o nosso amigo do Lost in the E-Jungle mandou muito bem no seu último podcast, estou reproduzindo no post aqui.

2010-02-28 - Podcast - Sobre o blog, o podcast e um leitor do blog by fpissarra

"...um leitor que afirma que 'Aquilo que a ciência não explica é sobrenatural'. Isso é de uma desonestidade intelectual tremenda. Porque na verdade, aquilo que a ciência desconhece é apenas desconhecido."


Exato! E a ciência não nega nem afirma sobre o desconhecido, mas apenas investiga para tentar conhecer e a partir daí passar a refutar ou provar algo.

Por isso o ateísmo não é a crença na não-existência de algo. É na verdade o ceticismo com relação a afirmações que vêm sendo feitas sobre estas coisas desconhecidas.

E o problema fica mais grave quando a religião não se restringe a afirmações sobre estes pontos da realidade que ainda não fomos capazes de entender. Mas ao invés disso resolve distorcer, negar e combater novas descobertas esperando que o mundo continue desconhecido o bastante para se adequar ao que dizem uns livros escritos há séculos atrás.

Se a sua fé se restringe a buscar no sobrenatural respostas pessoais para questões filosóficas complexas, eu a defenderia a qualquer hora. A partir do momento que a sua crença passa a impulsionar campanhas e movimentos para dizer como os outros devem viver, com quem podem ou não transar ou o que estão proibidos de comer... Bem, é aí que entra a necessidade do ateísmo.

2 comentários:

Frederico Pissarra disse...

Minha vez de agradecer pela força...
;)

Felipe disse...

Como você mesmo diz... sempre bom divulgar um trabalho bem feito. =D

Abraço

Postar um comentário