30 de jan. de 2010

A Fé é Retardada



Mais uma legenda de um video do CultOfDusty (que me foi indicado pelo Lost in the e-Jungle). O cara foi super gente fina e me deu a maior força.

Se você curte o conteúdo siga o blog, favorite e dê notas aos videos. Saber que tem alguém lendo, assistindo e gostando é o estímulo necessário para continuar as legendas.

PS.: O canal do blog no youtube já passou de 12500 views! Mais uma vez obrigado.

26 de jan. de 2010

Dawkins, Pat Robertson e os Cristãos Modernos

Para quem não lembra, Pat Robertson foi o cara que afirmou que o Haiti é culpado pelo terremoto por ter feito pacto com o diabo.

Claro que os Cristãos menos bitolados se revoltaram com isso, e passaram a tentar separar sua imagem da de Robertson.

Ontem (25/01/2010), Richard Dawkins respondeu a isso no The Washington Post:

Aonde estava Deus no dilúvio de Noé? Ele afogou sistematicamente o mundo todo, tanto humano quanto animal, como punição por 'pecado'. Aonde estava Deus quando Sodoma e Gomorra foram consumidas com fogo e enxofre? Ele estava deliberadamente fazendo churrasco dos cidadãos como punição por 'pecado'.

Querido cristão moderno, teologicamente sofisticado e esclarecido, sua religião inteira é fundada em uma obsessão pelo 'pecado', com punição e com reparações. Aonde você encontra a afronta para condenar Pat Robertson, você que entrou para a odiosa doutrina em que o propósito principal da encarnação de Jesus era ser torturado como sacrifício por todo o 'pecado' da humanidade passada, presente e futura, começando com o 'pecado' de Adão, quem (como qualquer teólogo moderno sabe bem) nem sequer existiu?

[...]

Apologista com cultura, como você se atreve a chorar lágrimas cristãs, quando sua teologia inteira é uma longa celebração ao sofrimento: sofrimento como pagamento pelo 'pecado' - ou sobrimento como reparação por ele? Você pode chorar pelo Haiti quando Pat Robertson não chora, mas ao menos, na sua ignorância tosca, ele mantem a honestidade da feiura teológica Cristã. Você é nada além de um hipócrita"


(Trecho retirado e traduzido desta página)

O problema da aposta de Pascal

Vídeo roubado do Lost in the e-Jungle Blog

16 de jan. de 2010

14 de jan. de 2010

Morte e Vida Pastafari?

(Primeiro post voltando das férias!)

Somos muitos Severinos
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas
e iguais também porque o sangue,
que usamos tem pouca tinta.
E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina


Em Morte e Vida Severina (livro de onde vem o trecho acima), João Cabral de Melo Neto fala da saga de um retirante na busca por uma vida mais amena. Foi esta idéia de busca que se transformou no nome deste blog.

Claro que a busca, no caso deste espaço, não é por algo tão vital como vencer a fome. O blog surgiu da idéia de escrever contra a devoção cega (não só religiosa) incutida na minha cabeça das pessoas.

A segunda parte do nome, Pastafari, foi explicada neste post.

Assim, "Morte e Vida Pastafari" veio da intenção de falar de forma irônica e mais simples possível sobre assuntos aonde o véu da tradição e da falta de questionamento, ainda tem a mania de bloquear uma visão honesta e realista.

PS.: Quer ler o livro? Tem disponível para download aqui.